O acessório de cabelo que recentemente vem fazendo o maior sucesso no mundo da moda é o fascinator. Sabe aquelas tiaras que vêm cheias de detalhes e enfeites rebuscados? É disso mesmo que estamos falando! Elas fizeram um imenso sucesso no casamento real da Kate Middleton com o príncipe William, onde todas as convidadas usaram fascinators ou chapéus. O acessório foi muitíssimo requisitado depois deste evento e pode ser utilizado não só em casamentos e festas, mas também no dia a dia.
Quando surgiu?
De acordo com Denis Linhares, o responsável pela criação dos arranjos de fascinators mais badalados do país, o fascinator foi uma peça criada na década de 40 pós-guerra, que na época era um casquete também. “Naquele tempo não se tinha mais matéria-prima para fazer chapéus inteiros, que acabaram entrando em desuso”.O designer conta que antes do casamento real, as mulheres procuravam nas lojas pelos “arranjos de cabeça”. Não é que antes disso elas desconhecessem o utensílio, apenas não sabiam seu nome.
Fascinator x Casquete
Só para lembrar, os fascinators são muito confundidos com os casquetes, que na verdade é um acessório menor, com formato mais arredondado, mais discreto e colado à cabeça.
Como usar?
Ao contrário do que se pensa, existe uma maneira correta de se usar, Denis explica: “Sempre manter o arranjo entre os olhos e a orelha do lado esquerdo e colocar do lado oposto que você divide o cabelo. Por exemplo, se você divide o cabelo para o lado direito, utilize o fascinator do lado esquerdo”. Utilizado desta forma, o fascinator dá a impressão de alongar o corpo da mulher.
Dicas para o dia e para a noite
Dia: o estilista aconselha fascinators de palha.
Final da tarde: ele indica crinol e como as pessoas utilizam roupas de alfaiataria, mais cortadas e discretas, pode abusar do detalhe na cabeça. Ou seja, ser colorido e extravagante está permitido!
Noite: geralmente as roupas de noite já possuem muitos brilhos e bordados, melhor conter o tamanho e o destaque do arranjo.
Dica: deixe os modelos mais elaborados para casamentos e festas.
Lado positivíssimo
essa moda ainda vai durar muito tempo e, ao contrário do chapéu, que não é feito para qualquer pessoa, depende do modelo e do tamanho, o fascinator pode ser utilizado por todas as mulheres.